Bem-Vindo

Proposta

Estudante de Produção Cultural que se mobiliza em prol de uma causa nobre: Estudar! Mas como todos sabemos estudar é um saco. É chato e difícil. Meu objetivo com esse blog é deixar o estudo mais fácil, menos trabalhoso e mais mecânico, talvez dessa forma todos nós possamos absorver conhecimento mais rápido e de uma forma melhor e sem dispensar essa massa cinzenta que você chama de cérebro. Sandubah, um sanduíche de informações. Hum... Tá servido?

Análise Sintática II

Análise Sintática II
2. Predicado

É o termo mais importante da oração. Não existe oração sem predicado. Predicado é a parte da oração que contém a informação ou declaração a respeito do sujeito, seja ela uma ação praticada ou sofrida pelo sujeito ou uma idéia de estado. Classificamos o predicado em:





Predicado Verbal: o núcleo é sempre o verbo. Esse tipo de predicado indica uma ação praticada/sofrida pelo sujeito.
Ex.: O menino caiu.
O menino = sujeito
Cair = predicado verbal

Vimos o balão
Nós = sujeito
Vimos o balão = predicado verbal, porque o núcleo do predicado é o verbo ver

Meu pai escreveu uma carta para o diretor do colégio
Meu pai = sujeito
Escreveu uma carta para o diretor do colégio = predicado verbal, porque o núcleo do predicado é o verbo escrever

No predicado verbal, os verbos podem ser intransitivos ou transitivos:

a) Intransitivo: verbo que não exige complemento nenhum.
Ex.: Ele morreu.

O verbo morrer tem todo o sentido da frase. O verbo morrer não exige nenhum complemento.

Obs.: as vezes os verbos intransitivos podem vir acompanhados de algum termo que indica tempo, modo, lugar, são os chamados adjuntos adverbiais. Vamos falar deles de forma melhor mais a frente.
Ex.:Ele morreu de câncer

b) Transitivo direto: verbo que exige um complemento, pois não possuem o sentido completo da frase. Esse complemento (sem preposição) é chamado de objeto direto, pois se ligam diretamente ao verbo.
Ex.: Eu amo flores. Se eu falasse só “Eu amo” você se perguntaria “O que?”, pois eu posso amar muitas coisas. “Flores” é um objeto direto e “amar” é um verbo transitivo direto.

c) Transitivo indireto: verbo que exige um complemento, mas dessa vez esse complemento precisa de uma preposição para se ligar ao verbo. Esse complemento é chamado de objeto indireto.
Ex.: Gosto de filmes. Se eu falasse só “Gosto” você se perguntaria “De que?”, pois eu posso gostar de muitas coisas. “De filmes” é o objeto indireto e “gostar” é um verbo transitivo indireto.

d) Transitivo direto e indireto: verbo que exige dois complementos, um com preposição e outro sem. Vai ter dois objetos: um direto e outro indireto, sendo que o direto vai ser sempre coisa e o indireto pessoa.
Ex.: O garoto ofereceu um livro ao colega. Se eu falasse só “O garoto ofereceu” você se perguntaria “O que?” “A quem?”, pois ele pode ter oferecido muitas coisas a muita gente (Isso pegou mal pro garoto). “Um livro” é o objeto direto, “ao colega” é o objeto indireto e oferecer é um verbo transitivo direto e indireto.

Predicado Nominal. O núcleo é sempre um nome. Esse tipo de predicado indica uma idéia/estado do sujeito. É formada por verbo de ligação* + predicativo do sujeito**

*verbo de ligação é aquele que une o sujeito às suas características, estados ou qualidades

**predicativo do sujeito indica, característica ou qualidade do sujeito de uma oração.

Ex.: O sol é um astro
O sol = sujeito
é um astro = predicado nominal, pois o núcleo do predicado é “astro”. O verbo “ser” é verbo de ligação e “astro” é predicativo do sujeito.

Kátia anda triste
Kátia = sujeito
anda triste = predicado nominal, pois o núcleo do predicado é triste. O verbo “andar” é verbo de ligação e “triste” é predicativo do sujeito.

Predicado verbo-nominal: Apresenta dois núcleos: um verbo e um nome. Vai ser composto por um verbo transitivo ou intransitivo + predicativo do sujeito ou do objeto*

*predicativo do objeto indica, característica ou qualidade do objeto da oração. Só pode ser exercida por duas classes gramaticais: o substantivo e o adjetivo.

Ex.: Ele morreu pobre
Ele = sujeito
Morreu pobre = predicado verbo-nominal, pois nesta oração temos dois núcleos: o verbo morrer (verbo intransitivo) e pobre (predicativo do sujeito)

O pai encontrou-o rico
O pai = sujeito
Encontrou-o rico = predicado verbo-nominal, pois nesta oração temos dois núcleos: o verbo encontrar (transitivo direto) e rico (predicativo do objeto)

Continua ainda... (risada maligna)

0 comentários:

Postar um comentário