Bem-Vindo

Proposta

Estudante de Produção Cultural que se mobiliza em prol de uma causa nobre: Estudar! Mas como todos sabemos estudar é um saco. É chato e difícil. Meu objetivo com esse blog é deixar o estudo mais fácil, menos trabalhoso e mais mecânico, talvez dessa forma todos nós possamos absorver conhecimento mais rápido e de uma forma melhor e sem dispensar essa massa cinzenta que você chama de cérebro. Sandubah, um sanduíche de informações. Hum... Tá servido?

Unificação da Itália e da Alemanha I

A Itália e a Alemanha foram países mais lerdos que não se unificaram no século XIV, como a maioria da Europa, na chamada "Crise do Feudalismo". Isso aconteceu porque, dentre vários motivos, ambos os países possuíam uma burguesia fraca, fazendo com que estes venham se unificar somente no fim do XVIV( Eu disse que eram lerdos). Até 1871 Itália e Alemanha eram vários reinos feudais, sem moeda única, sem  leis únicas, sem poder único. À medida que o desenvolvimento capitalista vai aumentando, os burgueses pensam: "Ó cambada, o negocio é o seguinte, ou a gente se une, ou a gente se ferra." O que nós estudaremos agora é: Como aconteceu o processo de Unificação dessas duas tartarugas e como elas tão rapidamente vão se transformar em potências.



Itália

A terra da Pizza e do Macarrão não conseguia se unificar porque:

a) Sofria forte influência Austríaca:

Após o Congresso de Viena (Congresso que redefiniu as fronteiras da Europa depois de o Baixinho Napoleão), a Itália perdeu muito de seus territórios para a Áustria, o que era uma porcaria pra Itália que queria se unificar. A Áustria não ia deixar a Itália tão fácil, e ainda mais porque esta intermediava o comércio da Itália com o exterior. Então, primeira merda : Áustria.

b) Influência da Igreja Católica:

A Igreja Católica era contra a Unificação porque fragilizava o poder da igreja e concentrava nas mãos de um governante. O papa não queria perder sua influência, né. Só pra que se tenha noção, o papa só irá reconhecer um governo italiano em 1929( Mussolini, Benedito). Então segunda merda: Igreja Católica.

Piemonte e Sardenha eram as regiões mais desenvolvidas e as que mais queriam essa unificação, por isso, vão investir pesado em inúmeras guerras contra a Áustria encabeçadas pelo primeiro ministro de Piemonte (Cavour, Camilo).A Itália mais tarde vai se unir a Prússia numa guerra contra a Áustria, fazendo com que a região se ferre. Bem, acho que isso resolve o problema da letra "a". Então, primeiro problema resolvido.

O grande problema de ir contra a Igreja era a França. A França se manteve neutra ao processo de unificação italiana, o que colaborou de colaborou de forma determinante, em troca de compensações territoriais e a promessa de que a Itália não tocaria nas terras da Igreja. Porém, pra unificar a Itália era necessário (extremamente necessário) que aquelas regiões (que ficavam bem no meio da Itália) fossem acopladas. Para garantir que o pacto fosse cumprido a França manda um exército para defender as terras da igreja, porém em 1870, a França entra numa guerra com a Prússia e se vê obrigada a retirar seus soldados da Itália, deixando a abertura que o Cavour precisava. O Cavour começa a tomar terras da Igreja, fazendo com que o papa se isolasse no coração de Roma (Questão Romana). O papa que de bobo só tinha o título, se faz de vítima e diz que estava prisioneiro do governo ilegítimo italiano. Mas quem poderá defender a Igreja? Nem o Chapolin Colorado! É só pensar: França não pode porque está em guerra; Áustria foi derrotada; Portugal e Espanha eram inviáveis e Inglaterra era protestante (queria mais era que o papa se ferrasse). Então, o segundo problema estava resolvido.

Agora que o Norte já foi, só falta o sul da Itália. 

No sul da Itália (pobre) surge Thiago Lacerda Giuseppe Garibaldi, um jovem que lutava pela unificação, mas seguia uma vertente popular que defendia melhorias de vida do povo e ajuda a massa. Com um exército popular (denominado os "Camisa suja Vermelha") ele defendia a república diferente do Cavour, que não vai aceitar suas idéias, fazendo com que Garibaldi desista das melhorias para não romper a unidade do país e saia da Itália e vá para o Brasil. Aliás, como o processo de unificação não contemplou a região do sul, muitos italianos dessa parte se mudam para o Brasil com o intuito de melhorar de vida. 

Bem, acho que agora a Itália já está unificada e fica sobe o controle de Vitor Emanuel III. Há autores que consideram que a Itália só se unificou realmente em 1929 quando o Papa o Tratado de Latrão, aceitando o governo do Mussolini, formando assim a nação italiana. 

Na segunda parte estudaremos a Alemanha. 

0 comentários:

Postar um comentário