Bem-Vindo

Proposta

Estudante de Produção Cultural que se mobiliza em prol de uma causa nobre: Estudar! Mas como todos sabemos estudar é um saco. É chato e difícil. Meu objetivo com esse blog é deixar o estudo mais fácil, menos trabalhoso e mais mecânico, talvez dessa forma todos nós possamos absorver conhecimento mais rápido e de uma forma melhor e sem dispensar essa massa cinzenta que você chama de cérebro. Sandubah, um sanduíche de informações. Hum... Tá servido?

Ondas


"Ondas" é um assunto que costuma cair com certa freqüência no vestibular. É um conteúdo extremamente fácil, mas que pequenas definições. A parte teórica de "Ondas" é muito importante e é ela que costuma eliminar candidatos. O objetivo é entender como as ondas funcionam pra não ser pego no vestibular.


Vamos começar pela sua definição simples:
Onda é uma pertubação em um meio material com propagação de energia, mas sem transporte de matéria, que pode ser classificada de quanto a três características: A natureza, a direção de propagação e a forma de propagação. 





Classificação


1) Quanto a Natureza:


  a) Mecânica: Ondas que não se propagam no vácuo. Estas precisam de um meio material para se propagar. Ex.: Som 
Sabe quando a sua mãe te chama gritando e pelo tom da voz dela você sabe que deve ter feito alguma merda. Você só conseguiria ouvir sua mãe se houvesse o ar para que o som do berro dela chegasse até você.


Um dos maiores erros do cinema é Star Wars, porque conseguimos ouvir o barulho do laser das naves, o que não deveria acontecer já que o som não se propaga no espaço (vácuo). Agora imagine Star Wars sem barulho, ia ser um saco, né.


  b) Eletromagnética: Ondas que se propagam no vácuo. Elas não precisam de um meio material para se propagar.
Ex.: Luz
A luz é uma onda que não precisa de um meio material pra se propagar. A melhor prova disso é que a luz solar passa pelo espaço (vácuo) e chega a Terra.
obs.: A velocidade da propagação de todas as ondas eletromagnéticas no vácuo é, aproximadamente, 300.000.000 m/s


2) Quanto a Direção de Propagação:


  a) Unidimensional: Se propaga em apenas uma direção. Ex.: Corda




  b) Bidimensional: Se propagam em duas direções. São chamadas de Ondas Planas Ex.: Atirar uma pedra num lago.


 c) Tridimensional: Se propaga em três direções. São chamadas de ondas esféricas. Ex.: Som



3) Quanto a Forma de Propagação:

  a) Longitudinal: A direção da pertubação é a mesma da propagação. Perceba no exemplo abaixo que a pertubação é horizontal e a propagação também.
Ex.:


  b) Transversal: A direção da pertubação é perpendicular a da propagação. Perceba no exemplo abaixo que a direção da pertubação é vertical e a propagação é horizontal. 
Ex.:


Para melhor entender a propagação transversal, pense numa "Ola" de futebol. Essa palavra é de origem espanhola e quer dizer onda. Pense só: Na Ola nos movimentamos na vertical (levantando os braços e abaixando), porém o movimento da propagação é horizontal (de você para a pessoa a seu lado).


O estudo de onda ainda não terminou. No próximo Capítulo estudaremos ondas periódicas e responderemos a seguinte pergunta: A onda do mar é Onda?

0 comentários:

Postar um comentário