Bem-Vindo

Proposta

Estudante de Produção Cultural que se mobiliza em prol de uma causa nobre: Estudar! Mas como todos sabemos estudar é um saco. É chato e difícil. Meu objetivo com esse blog é deixar o estudo mais fácil, menos trabalhoso e mais mecânico, talvez dessa forma todos nós possamos absorver conhecimento mais rápido e de uma forma melhor e sem dispensar essa massa cinzenta que você chama de cérebro. Sandubah, um sanduíche de informações. Hum... Tá servido?

Análise Sintática III

Vamos agora entender os termos integrantes da oração, ou seja, termos que aparecem na oração para complementar o sentido de outros. Estes são fundamentais para entender a frase, sendo eles:

1) Complementos Verbais
2) Complementos Nominais
3) Agente da Passiva




1) Complementos Verbais:
 Os complementos verbais foram mencionados e definidos no capítulo de predicado, mas se faz necessário um aprofundamento.

  a) Objeto Direto
Termo que complementa o verbo transitivo direto. Não precisa de preposição para dar sentido.
Ex.: Eu como beterraba
Eu = Sujeito Simples
Como beterraba = Predicado Verbal
Como = VTD (Verbo Transitivo Direto)
Beterraba = Objeto Direto

  b) Objeto Indireto 
Termo que complementa o verbo transitivo indireto. A preposição se faz obrigatória para dar sentido.
Ex.: Eu gosto de beterraba
Eu = Sujeito Simples
Gosto de beterraba = Predicado Verbal
Gosto = VTI (Verbo Transitivo Indireto)
De beterraba = Objeto Indireto

  c) Objeto Direto Preposicionado
Termo que complementa o verbo transitivo direto e que é introduzida uma preposição por necessidade expressiva ou por razões morfossintáticas, mas nunca exigida pelo verbo (porque se isso ocorrer o verbo é transitivo indireto e pede objeto indireto)
Objeto indireto preposicionado de ser usado:

    - Para dar ênfase a frase.
Ex.: Cumpri com a minha palavra
Eu = Sujeito Oculto
Cumpri com a minha palavra = Predicado verbal
Cumpri = VTD
Com a minha palavra = Objeto direto preposicionado, o "com" é dispensável e está na frase como elemento enfático.

    - Para evitar ambiguidade:
Ex.: Ao dono o cão não abandona
O cão = Sujeito
Nunca abandona ao dono = Predicado Verbal
Abandona = VTD
Ao dono = Objeto Direto Preposicionado. a preposição "a " é dispensável, usada somente para tirar a ambiguidade da frase. Preste atenção, caso não houvesse a preposição a frase ficaria assim: O dono o cão não abandona. Agora temos uma dúvida: O cão não abandona o dono, ou o dono não abandona o cão? Ao colocarmos a preposição evidenciamos  o objeto e tiramos qualquer dúvida.

    - Quando for pronome relativo "quem" com antecedente explicito.
Ex.: A mulher a quem ele amava
Ele = Sujeito Simples
Amava a quem = Predicado Verbal
Amava = VTD
A quem = Objeto Direto Preposicionado.

    - Quando for pronome oblíquo tônico
Ex.: Eles nunca enganaram a ti
Eles = Sujeito Simples
Nunca enganaram a ti = Predicado Verbal
Enganaram = VTD
A ti = Objeto Direto Preposicionado

  d) Objeto Cognato
Também conhecido como Objeto Direto Interno. Acontece quando empregamos um verbo intransitivo e logo após um substantivo com mesmo valor semântico (sentido).
Ex.: Os sonhos mais lindo sonhei
Eu = Sujeito Oculto
Sonhei os sonhos mais lindo = Predicado Verbal
Sonhei = VI (Verbo Intransitivo)
Os sonhos = Objeto Cognato

  e) Objeto Pleonástico
Pode ser direto ou indireto. O objeto pleonástico é um repetição do objeto por questão de ênfase através de um pronome oblíquo. Também pode ser chamado de Objeto Enfático.
Ex.: Essa carta, fui eu que a escrevi
Eu = Sujeito Simples
Fui quem a escrevei, essa carta =  Predicado Verbal
Escrevi = VTDI (Verbo Transitivo Direto e Indireto)
Essa carta = Objeto Direto
A = Objeto Direto Pleonástico

Às suas flores, na janela, não lhes poupei água
Eu = Sujeito Oculto
Não lhes poupei água, às flores, na janela = Predicado Verbal
Poupei = VTDI
Às flores, na janela = Objeto Indireto
Lhes = Objeto Indireto Pleonástico


continua...

0 comentários:

Postar um comentário