Bem-Vindo

Proposta

Estudante de Produção Cultural que se mobiliza em prol de uma causa nobre: Estudar! Mas como todos sabemos estudar é um saco. É chato e difícil. Meu objetivo com esse blog é deixar o estudo mais fácil, menos trabalhoso e mais mecânico, talvez dessa forma todos nós possamos absorver conhecimento mais rápido e de uma forma melhor e sem dispensar essa massa cinzenta que você chama de cérebro. Sandubah, um sanduíche de informações. Hum... Tá servido?

Ácidos

0 comentários
Conceito:
Compostos que em meio aquoso se ionizam, liberando na forma de Cátions, exclusivamente, íons H+ (H3O+ [Hidrônio/ Hidroxônio])
Lembrando que um ácido é formado através da reação: Anidrido + H2O -> Ácido.

Ionização

HCl + H2O -> H3O+ + Cl-(aq)
ou
HCl --H2O--> H+(aq) + Cl-(aq)

Obs1.: Quando houver dois ou mais hidrogênios (ionizáveis) em sua fórmula, a ionização (na natureza) ocorre em etapas (Ionização Parcial):

H2SO4 --H2O--> H+(aq) + HSO4-(aq)
HSO4-
--H2O--> H+(aq) + SO4--(aq)

Obs2.: Você deve estar se perguntando: Por que aquele "(na natureza)" da obs1? Bom, existe a representação total (Ionização Total) que não acontece na prática. Consiste em fazer uma soma de sistemas:

H2SO4 --H2O--> 2H+(aq) + SO4-(aq)

Classificação dos Ácidos

1) Quanto a presença de Oxigênio na molécula:

  • Hidrácidos:
Não há a presença de Oxigênio na molécula. Tem sua configuração: HiXk [Onde X->elemento formador e i e k representam as quantidades de cada elemento].

Nomenclatura

Utiliza - se o sufixo "Ídrico"
Ácido _________ídrico [onde o "_" é o nome do elemento que forma o ácido]

Exemplo:
HCl -> Ácido Clorídrico
HBr -> Ácido Bromídrico
HI -> Ácido Iodídrico
H2S -> Ácido sulfídrico*
HCN** -> Ácido Cianídrico
HNC*** -> Ácido Isocianídrico
*Vem de Sulphur -> "enxofre" em latim.
**
CN- -> Ciano.
***
NC- -> Isociano.


  • Óxiácidos:
Há a presença de Oxigênio na molécula. São obtidos a partir da hidratação do Anidrido [Anidrido + H2O -> Oxiácido]
Tem sua configuração: HiXkOz [Onde "X"->elemento formador* e "i", "k" e "z" representam as quantidades de cada elemento].
*
AMETAL ou METAL com NOX +6 ou +7 [Cr +6 e Mn +6 e +7]

Nomenclatura

A nomenclatura do Ácido é igual a do Anidrido.


Relembrando
C, Si, Cr
Anidrido
Nome do elemento
ico
N, P (5A) +3 Anidrido
Nome do elemento oso

+5 Anidrido
Nome do elemento ico
S (6A) +4 Anidrido
Nome do elemento oso

+6 Anidrido
Nome do elemento ico
Cl, Br, I (7A) +1 Anidrido Hipo Nome do elemento
oso

+3 Anidrido
Nome do elemento oso

+5 Anidrido
Nome do elemento ico

+7 Anidrido Per Nome do elemento ico
Mn +6 Anidrido
Nome do elemento ico

+7 Anidrido Per Nome do elemento ico

Exemplo:

SO3 + H2O --> H2SO4
Anidrido Sulfúrico Ácido Sulfúrico

N2O3 + H2O --> H2N2O4* / 2 HNO2
Anidrido Nitroso Ácido Nitroso

Cl2O7 + H2O --> 2 HClO4
Anidrido Perclórico Ácido Perclórico

* É necessária a simplificação, neste caso foi tudo dividido por 2 e colocado o 2 como coeficiente [H2(2/2=1)N2(2/2=1)O4(4/2=2) -> 2 H1N1O2]

Colocar "
H2N2O4" como resposta, é totalmente errado, esse ácido não existe, É necessária a simplificação, o ácido que existe é HNO2.




Redação

0 comentários

Análise Sintática III

0 comentários
Vamos agora entender os termos integrantes da oração, ou seja, termos que aparecem na oração para complementar o sentido de outros. Estes são fundamentais para entender a frase, sendo eles:

1) Complementos Verbais
2) Complementos Nominais
3) Agente da Passiva


Ondas

0 comentários

"Ondas" é um assunto que costuma cair com certa freqüência no vestibular. É um conteúdo extremamente fácil, mas que pequenas definições. A parte teórica de "Ondas" é muito importante e é ela que costuma eliminar candidatos. O objetivo é entender como as ondas funcionam pra não ser pego no vestibular.


Vamos começar pela sua definição simples:
Onda é uma pertubação em um meio material com propagação de energia, mas sem transporte de matéria, que pode ser classificada de quanto a três características: A natureza, a direção de propagação e a forma de propagação. 




Água I

0 comentários

  • Água é uma substância inorgânica (ou seja, sem cadeia carbônica) formada por um átomo de oxigênio ligado a dois átomos de hidrogênio formando um ângulo de aproximadamente 105º. 



...

Unificação da Itália e da Alemanha I

0 comentários
A Itália e a Alemanha foram países mais lerdos que não se unificaram no século XIV, como a maioria da Europa, na chamada "Crise do Feudalismo". Isso aconteceu porque, dentre vários motivos, ambos os países possuíam uma burguesia fraca, fazendo com que estes venham se unificar somente no fim do XVIV( Eu disse que eram lerdos). Até 1871 Itália e Alemanha eram vários reinos feudais, sem moeda única, sem  leis únicas, sem poder único. À medida que o desenvolvimento capitalista vai aumentando, os burgueses pensam: "Ó cambada, o negocio é o seguinte, ou a gente se une, ou a gente se ferra." O que nós estudaremos agora é: Como aconteceu o processo de Unificação dessas duas tartarugas e como elas tão rapidamente vão se transformar em potências.