Bem-Vindo

Proposta

Estudante de Produção Cultural que se mobiliza em prol de uma causa nobre: Estudar! Mas como todos sabemos estudar é um saco. É chato e difícil. Meu objetivo com esse blog é deixar o estudo mais fácil, menos trabalhoso e mais mecânico, talvez dessa forma todos nós possamos absorver conhecimento mais rápido e de uma forma melhor e sem dispensar essa massa cinzenta que você chama de cérebro. Sandubah, um sanduíche de informações. Hum... Tá servido?

Redação

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Pessoal,
Vou colocar sempre temas de redações para quem tiver dificuldades. Não fiquem com vergonha, suas redações só serão lidas por mim (Matheus Brito) e por um professor de português. Receberemos de muito bom grado a sua redação.

Não há caminhos para a paz. A paz é o caminho.(Mahatma Gandhi - pacifista indiano)

Periferia lado bom o que você me dizAlguns motivos pra te deixar felizLonge do álcool, longe do crimeSua paz é você que define(versos de um rap)

Tendo em vista os conflitos existentes na vida moderna, quer de natureza bélica entre as nações, quer de natureza social, desenvolva suas idéias, em um texto dissertativo-argumentativo, a propósito de um dos tema a seguir:

1. Fundamental para a vida, a paz torna-se um bem cada vez mais distante de todos.

2. É preciso estimular a prática do bem e da paz entre meninos em idade escolar

3. É necessário tirar a paz do papel e por em prática

Barroco

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O século XVII - Barroco
O homem em conflito

Definição
O barroco foi um estilo peculiar da história cultural moderna que tinha como traços marcantes:

1. O movimento da Contra-Reforma: movimento espiritual que pretendia reaproximar o homem e Deus, o celestial e o terreno, o religioso e o profano, unificado em duas heranças – Medieval e Renascentista.

2. Dualismo e o contraste como formadores do eixo espiritual ou ideológico do Barroco.

3. Contradição:
a) Mistura de religião e sensualismo
b) Erotismo e misticismo

4. Arte inquieta

5. Perda do senso do equilíbrio, da beleza suave, do repouso sadável do espírito

6. A vida nada mais é que um processo lento da morte: viver é morrer aos poucos

7. Estilisticamente, observa-se preocupação com o requinte da expressão pelas novidades do estilo e pela agudez dos conceitos, através:
a) do Cultismo, que valoriza a palavra e a forma: realiza a sugestão da realidade através de imagens cromáticas: jogos de palavras!
b) do Conceptismo, que valoriza a idéia, o conteúdo: dificulta a pesquisa da realidade através dos jogos semânticos, analogias imprevistas e trocadilhos engenhosos etc: jogo de idéias!
c) dos recursos estilístico: antítese, simetrias, entre outros.

8. Como contexto filosófico: “Carpe Dien” - Aproveita o dia; Vive o presente; Curta o momento

Continua...

Análise Sintática II

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Análise Sintática II
2. Predicado

É o termo mais importante da oração. Não existe oração sem predicado. Predicado é a parte da oração que contém a informação ou declaração a respeito do sujeito, seja ela uma ação praticada ou sofrida pelo sujeito ou uma idéia de estado. Classificamos o predicado em:


Exercícios de NOX

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Convidado: Pedro Delou


01. Dados os compostos a seguir:
NO2, NO, HNO3, HNO2, N2 e NH3
Qual a soma dos números de oxidação do elemento nitrogênio?
a) -2; d) +10;
b) +3; e) +11.
c) +5;
02. Determine o número de oxidação de todos os elementos
presentes nas espécies químicas abaixo:
a) HCℓ g) Mg(CℓO4)2
b) H2S h) Aℓ2(SO4)3
c) HNO3 i) Aℓ2(S2O3)3
d) H4SiO4 j) Fe2S3
e) H2Cr2O7 l) Ca2P2O7
f) K2SO3 m) CaO2

03. O número de oxidação dos metais alcalinos nas substâncias
compostas é:
a) zero; d) +2;
b) +1; e) –2.
c) –1;

04. O número de oxidação do Fe++ é:
a) zero; d) +2;
b) +1; e) –2.
c) –1;

05. O número de oxidação do oxigênio no OF2 é:
a) zero; d) +2;
b) +1; e) –2.
c) –1;

06. O número de oxidação do fósforo no Fe4(P2O7)3 é:
a) +1; d) +4;
b) +2; e) +5.
c) +3;

07. O número de oxidação mais provável do elemento, cujo
subnível mais energético é 3p5, quando efetua ligação iônica é:
a) +1; d) –3;
b) –1; e) +5.
c) +3;

08. Os números de oxidação dos átomos de cloro nas
substâncias: CuCℓ2, Cℓ2, NaCℓO e Fe(CℓO3)3 é:
a) –2, –1, +1 e +7;
b) –1, 0, +1 e +5;
c) –2, 0, +1 e +5;
d) –1, +1, +2 e +7;
e) –1, 0, +1 e +3.

09. Qual a soma total de cada nox do elemento bromo nos
compostos a seguir: Br2, HBr, HBrO4 e BrO3- ?
a) +11; d) +3;
b) -10; e) -1.
c) +5;

10. Marque a alternativa que apresenta o nox do enxofre em
cada substância, respectivamente:
H2S, H2SO4 e SO3--
a) +2, +6 e +4;
b) -2, +6 e +3;
c) +2, +6 e +3;
d) -2, +6 e +4;
e) +2, -6 e -4.

11. Marque a alternativa em que o nitrogênio apresenta nox
igual a -3:
a) NO2; d) NH3;
b) N2; e) HNO2.
c) HNO3;

12. Marque a alternativa que apresenta o composto cujo
elemento iodo tem nox igual a +7:
a) I2; d) HIO3;
b) HI; e) IO3-.
c) IO4-;

13. Qual composto apresenta o elemento fósforo com nox igual
a +5?
a) H4P2O7; d) Ca3(PO3)2;
b) H3PO3; e) Na3P.
c) H3PO2;

14. (PUCMG) O sistema de segurança “air bag” usado em
automóveis é acionado por um microprocessador em caso de
acidente. Ocorre desencadeamento de reações liberando
nitrogênio, que infla prontamente o saco plástico (“air bag”).
Considerando as reações:

1) NaN3(s) → Na(s) + N2(g)
2) Na(s) + KNO3(s) → Na2O(s) + K2O(s) + N2(g)

observa-se que o nitrogênio apresenta, na seqüência das reações
1 e 2, os seguintes números de oxidação:
a) -3, 0, +3, 0; d) +1/3, 0, +5, 0;
b) -1/3, 0, +5, 0; e) -3, +2, +3, +2.
c) +3, 0, -3, 0;

15. Dados os compostos a seguir:
NaBr, Ca(CℓO4)2, KBrO3 e F2
Qual a soma dos números de oxidação dos halogênios presentes
nas substâncias dadas acima?
a) 0; d) +11;
b) +3; e) +15.
c) +5;

Bases ou Hidróxidos

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Convidado: Pedro Delou




Conceito:
Compostos que em meio aquoso se dissociam ionicamente, liberando na forma de ânions*, exclusivamente, íons OH- e liberando cátion(s) metálico(s) ou NH4+.
Tem configuração: Mi(OH)k [onde "M" é o cátion, "i" é sua quantidade e "k" é a quantidade de carboxilas.]
Lembrando que uma base é formada através da reação: Óx. básico + H2O -> BASE.
* Conceitos anteriores: Ânion -> íon que ganhou elétron(s): Cl-; Cátion -> íon que perdeu elétron(s): Na+.


Óxidos

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Convidado: Pedro Delou




Conceito:
Óxidos são compostos binários oxigenados onde o oxigênio é o elemento mais eletronagativo, sua configuração é: XiOk [Onde X->elemento menos En que o O e i e k representam as quantidades de cada elemento].
Exemplos de óxidos: Na2O; CaO; CO2; N2O5; Fe3O4; Mn2O7; H2O...


Cadeia X Teia Alimentar

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Convidado : Tiago Calixto.

Um tópico que foi cobrado nas minha últimas avaliações foi cadeia e teia alimentar e estudando com meus colegas percebi que alguns deles não conseguiam diferenciar ambos e por isso erraram questões relativamentes facéis. Para essa parte da ecologia eu uso uma analogia simples mas que funciona para mim, vou apresentá-la com a ajuda de imagens e com as definições de teia e cadeia alimentar, respectivamente.

Análise Sintática

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Análise Sintática

As palavras geralmente recebem uma dupla classificação: a morfológica e a sintática. A morfológica está relacionada à classe gramatical, sendo elas 10:

1. Substantivo
2. Artigo
3. Adjetivo
4. Numeral
5. Pronome
6. Verbo
7. Advérbio
8. Preposição
9. Conjunção
10. Interjeição

A sintática está relacionada à função específica que assume em determinada oração. Nesta parte nós vamos estudar algumas funções sintáticas.

NOX

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Convidado : Pedro Delou

É a carga elétrica, real ou teórica, adquirida pelo átomo.

Regras práticas:

1- Substancia simples -> NOX = 0
2- Íon monoatômico -> NOX = carga do íon
3- Elementos com NOX contantes:
  • 1A , Cd, Zn -> NOX = +1
  • 2A, Ag -> NOX = +2
  • Al -> NOX = +3
  • F -> -1
  • H -> +1 (em hidretos metálicos -> -1)
  • O ->+2 (em peróxidos -> -1/ em superóxidos -> -1/2)
4- A soma algébrica dos NOX doa átomos que formam uma molécula é zero
5- A soma algébrica dos NOX doa átomos que formam um íon poliatômico é a carga do íon

Tabela de NOX dos principais metais:
Fe, Co, Ni -> +2 e +3
Hg, Cu -> +1 e +2
Pb e Pt -> +2 e +4
Au -> +1 e +3

Poliédro

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Convidado: Pedro Delou

Definição: Sólido limitado apenas por superfícies planas!
1. A = 16; V = 9; F= 9
A+2 = F+V

2. 4F3; 5F4
A = (4x3 + 5x4)/2 = 16

3. De cada um de 4 vértices: Partem 3 arestas
De cada um de 5 vértices: Partem 4 arestas
A = (4x3 + 5x4)/2 = 16

4. Si,f = 4x180 + 5x360 = 2520°
Si,f = 360 (V- 2)