Bem-Vindo

Proposta

Estudante de Produção Cultural que se mobiliza em prol de uma causa nobre: Estudar! Mas como todos sabemos estudar é um saco. É chato e difícil. Meu objetivo com esse blog é deixar o estudo mais fácil, menos trabalhoso e mais mecânico, talvez dessa forma todos nós possamos absorver conhecimento mais rápido e de uma forma melhor e sem dispensar essa massa cinzenta que você chama de cérebro. Sandubah, um sanduíche de informações. Hum... Tá servido?

Cadeia X Teia Alimentar

Convidado : Tiago Calixto.

Um tópico que foi cobrado nas minha últimas avaliações foi cadeia e teia alimentar e estudando com meus colegas percebi que alguns deles não conseguiam diferenciar ambos e por isso erraram questões relativamentes facéis. Para essa parte da ecologia eu uso uma analogia simples mas que funciona para mim, vou apresentá-la com a ajuda de imagens e com as definições de teia e cadeia alimentar, respectivamente.



Teia Alimentar
Temos uma teia alimentar quando uma ou mais espécies pertencem a mais de um nível trófico como podemos verificar na imgem ao lado, nela vemos que a águia pertence tanto ao nível de consumidor secundário tanto ao de terciário já que se alimenta tanto do rato quanto da cobra.
Sobre a analogia que eu disse que usava anteriormente, vejo uma teia como algo que se ramifica assim visualizo que uma teia apresenta uma ou mais espécies( não confundir espécie com indivíduo*) em mais de um nível trófico.

* espécie é o grupo de indivíduos com características semelhantes, já indivíduo é um dos seres pertencentes a este conjunto.




CADEIA ALIMENTAR

Temos uma cadeia alimentar quando apenas uma espécie pertence a cada nível trófico, como verificamos com a ajuda da imagem ao lado, nela temos que as algas fazem o papel de produtores, o girino tem o seu nível trófico definido como consumidor primário e a traíra como consumidor secundário. Usando de minhas analogias vejo a cadeia como algo fechado, como um presídio mesmo em que apenas uma pessoa habita cada cela deste local.









Bem assim termino meu estudo de Biologia, espero ter tirado dúvidas e ter ajudado em seus estudos, obrigado pela atenção .



ATÉ LÁ!!!!!! E ESTUDEM SEMPRE!!!!!

1 comentários:

Unknown disse...

Boa noite a todos,...eu gostaria de uma explicação simples e rápida sobre difusão e osmose. Obrigado

Postar um comentário